Convidei a Carol nutricionista para iniciar nosso Blog da Transforme com a Mari e nos dar dicas sobre alimentação saudável.
Confira abaixo, e logo mais teremos mais novidades aqui no Blog.
Vem ano e vai ano e ter a melhor versão de saúde está sempre na nossa lista de metas.
Saúde, energia, disposição, aumentar a produtividade, emagrecer, aumentar massa muscular, reduzir a lista de medicamentos, melhorar os exames, envelhecer da melhor maneira, com independência e zero doenças! Passaria dias e dias listando para vocês os benefícios inúmeros da prática de bons hábitos alimentares…
Mas alguns motivos que cercam essa dificuldade em executar a alimentação na melhor maneira de forma consistente são comuns para a maioria das pessoas:
1) Falta de tempo no preparo de refeições e substituições por lanches não saudáveis;
2) Ansiedade e estresse levando a momentos de compulsões alimentares;
3) Custos mais altos de alimentos saudáveis em comparação com alimentos industrializados;
4) Extras aos finais de semana, festas, eventos;
5) Falta de orientação nutricional.
Esses são os motivos mais comuns relatados pelos meus pacientes no consultório e eu vejo que a falta de orientação nutricional acaba ocasionando o agravo dos itens de 1 a 4.
A maioria das pessoas acaba simplificando as refeições e optando por alimentos não-saudáveis, pedindo delivery de alimentos ultracalóricos e ultraprocessados.
A dificuldade em antecipar a rotina, provisionar os alimentos necessários, armazenar de forma correta, tudo isso destrói a possibilidade de ter em mãos os alimentos necessários.
O que costumo sugerir no consultório para meus pacientes é escolher 1-2 dias no mês, preparar e congelar as carnes, arroz e feijão. Deixar somente os vegetais para o preparo na hora de cada refeição. Mas Carol, eu não cozinho!
Outras alternativas é chamar em casa uma personal chef que passe 1 dia inteiro fazendo o preparo dos alimentos de 1 mês e deixe congelado, ou mesmo compre em um estabelecimento de marmitas congeladas.
Um item frequentemente algo de dúvidas é o armazenamento dos alimentos.
Vou deixar aqui para vocês a página da Carol, e logo mais acompanhe o restante das dicas da Carol com a Mari.
Instagram é: @carolinaavelarnutri
Eu convidei a Carol nutricionista para nos dar dicas de alimentação saudável.
Agora você pode ler as últimas dicas que ela nos deu:
Vegetais crus
Pode guardar picado/ralado em potes na geladeira por até 5 dias no máximo:
Abobrinha, cenoura, tomate, pepino, repolho, couve, espinafre, moranga, nabo, berinjela (picada dentro de pote fechado com água).
Vegetais cozidos
Pode cozinhar a vapor ou na forma de refogado e consumir em até 3 dias.
Couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba, abobrinha, chuchu, morango.
Vegetais folhosos
Existem basicamente 2 formas:
Pode guardar em saquinhos fechados sem lavar (a firmeza das folhas e durabilidade é maior) e higienizar conforme o consumo, ou guardar lavado em potes com papel toalha entre as folhas. Higienizar: Lavar com água corrente e usar uma solução clorada (a cada 1 litro de água filtrada, adicionar 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio – água sanitária a 2,5%) por 10 minutos e em seguida enxaguar em água corrente novamente.
Alimentos prontos
Todos os alimentos feitos em casa, desde comida, bolos, pães, de maneira geral têm durabilidade de 3 dias na geladeira. Quando não for consumir em até 3 dias, congelar.
Agora como organizar seus alimentos e sua despensa?! Fácil entre em contato comigo e monto um projeto incrível para você.
Contem comigo e com a Carol para esclarecer as outras dúvidas que surgirem!
Instagram: @carolinaavelarnutri